INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA
Tenha em mente o respeito e o cumprimento das normas vigentes para este tipo de trabalho. Certifique-se de desconectar a tensão elétrica antes de realizar qualquer operação no motor a ser instalada.
Os motores elétricos podem ser pesados e ter bordas afiadas, certifique-se de tomar as devidas precauções para que não ocorram quebras de membros durante o processo de instalação e comissionamento.
Os motores elétricos são considerados para uso profissional e devem ser instalados por pessoal qualificado para este tipo de trabalho.
INSTALAÇÃO ELÉTRICA E DE CONEXÃO
Qualquer motor elétrico deve ser instalado em conformidade com as normas vigentes no local de instalação do mesmo; certifique-se de que a seção do cabo esteja em linha com as condições do local de alimentação e instalação do motor. Uma parte dos cabos pobres pode causar sérios danos e até fogo.
Use sempre os terminais de conexão para fixar os cabos nos terminais do motor e apertar firmemente as porcas de conexão. Uma conexão frouxa causaria uma séria quebra do motor e risco de incêndio.
Certifique-se sempre de que o selo de isolamento da caixa terminal está bem localizado em sua acomodação para garantir o grau de vedação.
Todo motor elétrico deve ser protegido contra curtos-circuitos e consumo excessivo devido a sobrecargas que possam ocorrer; a proteção deve ser realizada por meio de relés térmicos ou guardas motores. Garanta a presença e a operabilidade do mesmo na instalação elétrica que alimenta o motor, bem como sua regulação correta. Ajuste-os de acordo com a intensidade de consumo do motor refletida na folha de recursos do motor.
Nota: As automáticas magnetotérmicos são elementos de proteção adequados para proteger a linha de alimentação do motor, mas não para proteger o motor de sobrecargas. Se apenas a proteção magnetotermal for prevista na instalação elétrica do motor, podem ocorrer sobrecargas no motor e podem ocorrer sérias quebras no sinuoso do motor (motor queimado); esta quebra não está coberta pela garantia do motor.
Certifique-se de que a instalação elétrica do motor seja realizada de acordo com a legislação vigente no local da instalação.
Verifique se a direção de rotação está correta para a aplicação.
Certifique-se de que as características elétricas do motor correspondem às da instalação elétrica à qual ele será conectado. Se estes não concordarem em abster-se de conectá-lo.
Uma vez conectado realizar uma verificação de consumo do motor; com um ammeter verificar se o consumo de carga não excede o refletido na folha de características do motor e no caso de motores trifásicos que os consumos são iguais para cada uma das fases.
Se o motor estiver monofásico e estiver equipado com protetor térmico na caixa terminal do motor, conecte-se através deste elemento de proteção. O uso deste elemento de proteção não implica ser capaz de fazer sem a proteção de sobrecarga do motor no circuito de potência.
INSTALAÇÃO DE MECCANICA
Ao fixar o motor, certifique-se de apertar os parafusos com firmeza e que todos os parafusos de fixação estejam instalados. A superfície na qual o motor deve estar sentado deve ser plana o suficiente para garantir a fixação adequada do motor; se não for plana o suficiente, podem ocorrer vibrações que podem até deteriorar as com patas ou flange do motor.
Alinhe o motor com a carga com rigor e se não puder garantir o alinhamento do motor com a carga, instale um acoplamento elástico entre o motor e a carcaça. A não orealização pode resultar em deterioração dos rolamentos do motor e da carga.
Garantir espaço suficiente ao redor do motor para garantir o resfriamento adequado do motor; certifique-se de que a entrada de ar para o ventilador do motor não está obstruída.
Verifique se não ocorrem vibrações na carga que possa afetar o motor.
CONDIÇÕES DE GARANTIA
Condições adicionais às cláusulas gerais de garantia.
- A garantia cobre qualquer defeito de fabricação do motor por 1 ano a partir da data da fatura, e será fornecida pelo fabricante do motor.