GARANTIAS E DEVOLUÇÕES

A garantia dos produtos oferecidos responderá aos seguintes artigos baseados na Lei 23/2003 de 10 de Julho de 2003 sobre Garantias para a venda de bens de consumo:

I) Conformidade dos produtos com o contrato

1. Na ausência de prova em contrário, entende-se que os produtos estão em conformidade com o contrato, desde que preencham todos os requisitos abaixo indicados, a menos que, devido às circunstâncias do caso, algum deles não seja aplicável:

a) Estão em conformidade com a descrição fornecida pela ADAJUSA.

b) São adequados para os usos a que os produtos do mesmo tipo são normalmente destinados.

c) São adequados para qualquer utilização especial exigida pelo cliente quando a ADAJUSA tiver sido informada no momento da celebração do contrato, desde que o cliente tenha aceite que o produto é adequado para essa utilização.

d) Apresentam a qualidade e desempenho habituais de um produto do mesmo tipo que o cliente pode razoavelmente esperar, tendo em conta a natureza do produto e, quando apropriado, as descrições das características específicas dos produtos feitas pela ADAJUSA.

e) A ADAJUSA descreve os detalhes, características técnicas e fotografias dos produtos fornecidos pelo fabricante dos mesmos, de modo a não estar vinculada a estas declarações públicas.

2. A falta de conformidade resultante de uma instalação incorrecta do produto será equiparada à falta de conformidade do produto quando a instalação estiver incluída no contrato de compra e tiver sido realizada pela ADAJUSA ou sob a sua responsabilidade, ou pelo USUÁRIO quando a instalação defeituosa for devida a um erro nas instruções de instalação.

3. Não será aceite qualquer responsabilidade por qualquer falta de conformidade de que o USUÁRIO tenha conhecimento ou não pudesse desconhecer no momento da celebração do contrato ou que tenha origem em materiais fornecidos pelo USUÁRIO.

II) RESPONSABILIDADE DO FORNECEDOR

A ADAJUSA será responsável perante o USUÁRIO por qualquer falta de conformidade que exista no momento da entrega do produto. A ADAJUSA reconhece o direito do USUÁRIO a reparar o produto, à sua substituição, a uma redução de preço e à rescisão do contrato.

III) Reparação e substituição dos produtos

1. Se o produto não cumprir o contrato, o USUÁRIO pode escolher entre exigir a reparação ou substituição do produto, a menos que uma destas opções se revele impossível ou desproporcionada. A partir do momento em que o USUÁRIO informa a ADAJUSA da opção escolhida, ambas as partes devem respeitá-la. Esta decisão do USUÁRIO entende-se sem prejuízo do disposto no artigo IV infra para os casos em que a reparação ou a substituição não ponha o produto em conformidade com o contrato.

2. Qualquer forma de reparação que imponha custos à ADAJUSA que, em comparação com a outra forma de reparação, não sejam razoáveis, tendo em conta o valor que o produto teria se não houvesse falta de conformidade, a relevância da falta de conformidade e se a forma alternativa de reparação poderia ser realizada sem grandes inconvenientes para o USUÁRIO, será considerada desproporcionada.

IV) Regras para a reparação ou substituição do produto

A reparação e substituição devem ser efectuadas de acordo com as seguintes regras:

a) Serão gratuitos para o USUÁRIO.

Esta isenção inclui as despesas necessárias para remediar a falta de conformidade dos produtos com o contrato, desde que se verifiquem nos primeiros 14 dias após a sua recepção. No entanto, após os primeiros 14 dias, é o USUÁRIO que cobrirá os custos de transporte.

b) Serão realizados num prazo razoável e sem grandes inconvenientes para o utilizador, tendo em conta a natureza dos produtos e a sua finalidade para o USUÁRIO.

c) A reparação suspende o cálculo dos prazos a que se refere o artigo VII. O período de suspensão terá início quando o USUÁRIO colocar o produto à disposição da ADAJUSA e terminará com a entrega do produto reparado ao USUÁRIO. Durante os seis meses que se seguem à entrega do produto reparado,

A ADAJUSA será responsável pela falta de conformidade que levou à reparação. Presume-se que é a mesma falta de conformidade quando defeitos da mesma origem que os inicialmente indicados são reproduzidos no produto.

d) A substituição suspende os prazos referidos no artigo VII desde o exercício da opção até à entrega do novo produto. Em qualquer caso, o segundo parágrafo do artigo VII é aplicável ao produto de substituição.

e) Se, uma vez concluída a reparação e entregue o produto, este ainda não estiver em conformidade com o contrato, o USUÁRIO pode exigir a sua substituição, dentro dos limites estabelecidos na secção 2 do artigo IV, ou uma redução do preço ou a rescisão do contrato nos termos do artigo V.

f) Se a substituição não conseguir colocar o produto em conformidade com o contrato, o USUÁRIO pode exigir a reparação do produto, dentro dos limites estabelecidos no parágrafo 2 do artigo IV, ou uma redução do preço ou a rescisão do contrato nos termos dos artigos V e VI.

g) O USUÁRIO não pode exigir a substituição no caso de produtos não fungíveis, nem no caso de produtos em segunda mão.

h) Para artigos com uma garantia "in situ" oferecida pelo fabricante, esta só será aplicável no território peninsular espanhol.

V) Redução do preço e rescisão do contrato

A redução do preço e a rescisão do contrato serão efectuadas, à escolha do USUÁRIO, quando este não puder exigir a reparação ou substituição do produto e nos casos em que tal não tenha sido efectuado num período de tempo razoável ou sem grandes inconvenientes para o USUÁRIO. A rescisão não será aplicável quando a falta de conformidade for de menor importância.

VI) Critérios de redução de preços

A redução do preço será proporcional à diferença entre o valor que o produto teria no momento da entrega se estivesse em conformidade com o contrato e o valor que o produto efectivamente entregue tinha no momento da entrega.

VII) Prazos

1.A ADAJUSA é responsável por qualquer falta de conformidade que se manifeste no prazo de um ano a contar da entrega.

Salvo prova em contrário, presumir-se-á que qualquer falta de conformidade que se manifeste no prazo de seis meses após a entrega já existia quando o produto foi entregue, excepto quando esta presunção for incompatível com a natureza do produto ou com a natureza da falta de conformidade.

2. Na ausência de prova em contrário, a entrega será considerada como tendo sido efectuada no dia indicado na factura ou na etiqueta de compra, ou na nota de entrega correspondente, se esta for posterior.

3. A acção para exigir o cumprimento das disposições dos artigos anteriores prescreve três anos após a entrega do produto.

4. O USUÁRIO deve informar a ADAJUSA da falta de conformidade no prazo de um mês após ter tomado conhecimento da mesma.

A menos que haja prova em contrário, entender-se-á que a comunicação do USUÁRIO teve lugar dentro do prazo estabelecido.

VIII) Acção contra o produtor

Quando é impossível ou excessivamente pesado para o USUÁRIO contactar a ADAJUSA devido à não conformidade dos produtos com o contrato de venda, este pode reclamar directamente contra o produtor a fim de obter a substituição ou reparação do produto.

Em geral, e sem prejuízo do facto de a responsabilidade do produtor cessar, nos mesmos termos e condições que os estabelecidos para a ADAJUSA, o produtor será responsável pela falta de conformidade quando esta se referir à origem, identidade ou adequação dos produtos, de acordo com a sua natureza e finalidade e com as regras que os regulam.

Entende-se por produtor o fabricante de um produto ou o importador do mesmo no território da União Europeia ou qualquer pessoa que se apresente como tal, indicando no produto o seu nome, marca ou outro sinal distintivo. Quem for responsável perante o USUÁRIO terá um período de um ano para recorrer contra a parte responsável pela falta de conformidade. Este prazo começa a correr a partir do momento em que o remédio estiver concluído.

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