INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

Lembre-se de respeitar e cumprir os regulamentos atuais para esse tipo de trabalho. Certifique-se de desconectar a tensão elétrica antes de executar qualquer operação no motor a ser instalado.

Os motores elétricos podem ser pesados e ter bordas afiadas; tome as devidas precauções para que não ocorra aprisionamento de membros durante o processo de instalação e comissionamento.

Os motores elétricos são considerados para uso profissional e devem ser instalados por pessoal qualificado para esse tipo de trabalho.

INSTALACIÓN ELECTRICA Y CONEXIONADO

Qualquer motor elétrico a ser instalado em conformidade com os regulamentos em vigor no local da instalação, verifique se a seção do cabo está de acordo com a potência do motor e as condições do local da instalação. Uma seção de cabos ruins pode causar sérios danos e até incêndio.

Sempre use terminais de conexão para a conexão dos cabos aos terminais do motor, aperte firmemente as porcas de conexão. Uma conexão frouxa causaria um sério colapso do motor e risco de incêndio.

Sempre verifique se a junta de isolamento da caixa de terminais está bem colocada em seu alojamento, para garantir o grau de estanqueidade.

Todo motor elétrico deve ser protegido contra curto-circuitos e contra o consumo excessivo devido a sobrecargas que podem ocorrer, a proteção deve ser realizada por meio de relés térmicos ou proteções do motor. Verifique se eles estão presentes e operacionais na instalação elétrica que alimenta o motor, bem como em sua regulação correta. Regule-os de acordo com a intensidade de consumo do motor que se refere na folha de características do mesmo.

Nota: Os disjuntores automáticos são elementos de proteção adequados para proteger a linha de energia do motor, mas não para proteger o motor contra sobrecargas. Se apenas a proteção baseada no motor for fornecida na instalação elétrica do motor, poderão ocorrer sobrecargas do motor e danos graves ao enrolamento do motor (motor queimado), essa falha não será coberta pela garantia do motor.

Certifique-se de que a instalação elétrica do motor seja realizada de acordo com a legislação em vigor no local da instalação.

Verifique se o sentido de rotação está correto para o aplicativo.

Verifique se as características elétricas do motor correspondem às da instalação elétrica à qual ele será conectado. Se estes não corresponderem, evite conectar.

Uma vez conectado, faça uma verificação do consumo do motor, com um amperímetro, verifique se o consumo de carga não excede o que é refletido na placa de características do motor e, no caso de motores trifásicos, o consumo é igual para cada um das fases

Se o motor for monofásico e estiver equipado com protetor térmico na caixa de terminais do motor, faça sua conexão através deste elemento de proteção. O uso deste elemento de proteção não implica que a proteção contra sobrecarga do motor possa ser dispensada no circuito de alimentação.

INSTALAÇÃO MECÂNICA

Depois de prosseguir com a fixação do motor, aperte firmemente os parafusos e se todos os parafusos de fixação estão instalados. A superfície na qual o motor deve ser assentado deve ser plana o suficiente para garantir a fixação correta do motor; se não estiver plano, poderão ocorrer vibrações suficientes que podem danificar as pernas ou o flange do motor.

Alinhe o motor com a carga rigorosamente, se não puder garantir o alinhamento do motor com a carga, instale um acoplamento elástico entre o motor e a carcaça. Se isso não ocorrer, o motor e os rolamentos de carga podem se deteriorar.
Garanta espaço suficiente ao redor do motor, para garantir o resfriamento adequado do motor, verifique se a entrada de ar no ventilador do motor não está obstruída.
Verifique se não há vibrações na carga que possam afetar o motor.

CONDIÇÕES DE GARANTIA

Condições adicionais às cláusulas gerais de garantia.

  • A garantia cobre qualquer defeito de fabricação do motor por 1 ano a partir da data da fatura e será fornecida pelo fabricante do motor.
  • A garantia não cobre problemas causados por sobrecargas devido à falta ou falta de regulamentação da proteção térmica do motor (enrolamento queimado).
  • A garantia não cobre problemas devido a problemas causados pelo mau alinhamento do motor com a carga.
  • A garantia não cobre os custos derivados da parada do motor, como os danos que isso pode causar.