CONEXÃO DE MOTORES MONÁRFATOS.

A conexão elétrica dos motores de fase única, como os motores trifásicos, é feita nos terminais do motor, que foram localizados na caixa terminal do motor, o tamanho da caixa terminal dos motores monárgas é significativamente maior do que os motores trifásicos, uma vez que abriga um condensador, no caso de motores de meio torque , e dois capacitores e o disjuntor centrífuga no caso de motores de torque de alta partida.

motor monofasico B3

O tipo de conexão elétrica do motor de fase única é semelhante aos motores trifásicos, mas eles têm apenas 2 inserções, dependendo da posição das placas, horizontal paralela ou vertical paralela, o eixo do motor irá girar no sentido horário ou anti-horário.

A imagem a seguir mostra os esquemas de conexão para um motor de meio torque inicializado:

esquema conexionado motor medio par arranque

A imagem a seguir mostra o esquema de conexão para um motor de alta torque em uma monofásico.

esquema conexionado motor alto par arranque

Em ambos os tipos de motores, todos os elementos e conexão já estão feitos e o cliente só precisa conectar o motor aos terminais marcados como Vac.

PROTEÇÃO CONTRA SOBRECARGA EM MOTORES MONÁRFATOS.

É uma prática recomendada a instalação de elementos de proteção para proteger o motor contra possíveis sobrecargas, desta forma evitamos o aquecimento elétrico das bobinas do motor.

A proteção pode ser realizada por um relé térmico ou por um disjuntor magnetotermal, se a proteção for realizada por relé térmico, terá que ser associada a um contator.

Se usarmos disjuntor magnetotermal, ele não precisa necessariamente ser associado a um contator, o disjuntor no caso de ter apenas a capacidade de interromper a corrente em direção ao motor.

Os disjuntores que oferecemos são trifásicas, mas podem ser usados em circuitos de fase única de forma simples e igualmente eficaz, basta relicenciar a conexão indicada abaixo:

conexion disyuntor motor monofasico

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