TEMPORIZADORES PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E DOMÉSTICA.

Temporizadores ou relés cronometrados são elementos que permitem controlar eventos com base no tempo com base em um gatilho ou sinal de partida. Descartaremos neste artigo relógios de agendador de tempo, que embora eles também permitam lidar com eventos com base no tempo, estes não são originários de um sinal, mas em um determinado momento.

Neste artigo, não entraremos no funcionamento interno dos temporizadores, mas em seu uso e seção.

No conceito de temporizador, podemos primeiro diferenciar dois tipos de elementos que co-indexam com a definição de temporizador, operação semelhante (e nome), mas modo de uso diferente. Esses elementos são câmeras cronometradas ou blocos e relés cronometrados.

Câmeras cronometradas e blocos.

São elementos temporizador não auto-contidos, ou seja, devem estar associados a outro elemento, contator ou relé, juntamente com o qual ele executa sua função.

Podemos distinguir dois tipos ou famílias de tais elementos cronometrado:

  • Blocos de contato cronometrado ou câmeras para contatores. Esses elementos geralmente estão associados a contatos, adicionando 2 contatos com operação cronometrado. Esses tipos de elementos temporizadores não alteram o funcionamento do item ao qual estão associados (contatores), ele continua a funcionar da mesma forma, eles só adicionam contatos adicionais

Camara temporizada para contactor

  • Blocos de cronometragem para relés e contatores. Esses tipos de elementos alteram o funcionamento do elemento ao qual estão associados, alterando o modo de operação. Se adicionado a um relé, torna-se um relé cronometrado. Eles não adicionam nenhum contato adicional.

Bloque temporizador para relé

Relés cronometrado.

Esses tipos de temporizadores são totalmente auto-nom, são equipados com um ou mais circuitos de saída, simples ou comutados.

Temporizador eléctrico NTE

Também podemos distinguir dois tipos de relés cronometrado, dependendo do modo de filmagem:

  • Temporizador que começam a operar no momento em que recebem tensão de alimentação, são os mais comuns, o início da operação ocorre quando a tensão é recebida nas entradas de alimentação (A1 e A2)

Conexion temporizador H3BA-8Esquema electrico temporizador a la conexión 2 contactos

  • Temporizadores com entrada operacional independente para o circuito de potência. Esses temporizadores geralmente recebem continuamente tensão em suas entradas de alimentação (A1 e A2) e têm uma entrada inicial que, quando ativado, o temporizador começa a operar.

Esquema electrico temporizador H3BA-11

A maneira mais comum de classificar tanto as câmeras temporizadoras quanto os relés cronometrado é baseada em seu modo de trabalho, existem vários modos de trabalho, os principais modos de trabalho são dois:

Temporizadores para a conexão.

Neste tipo de operação do temporizador, uma vez que a tensão de alimentação é recebida em A1 e A2 ou o sinal de partida, o ciclo de operação começa, após o tempo definido ter decorrido a comutação dos contatos de saída ocorre.

Esquema electrico temporizador a la conexion

Diagrama de tiempos temporizadores a la conexión

Temporizadores em desconexão.

Neste tipo de operação do temporizador, uma vez que a tensão de alimentação é recebida em A1 e A2 ou o sinal de partida, a saída muda imediatamente, após o tempo definido ter decorrido o retorno ao sono do sinal de saída ocorre.

Esquema electrico temporizador a la desconexión

Este tipo de operação, temos 2 modos de operação:

  • O temporizador inicia o ciclo desde que receba a tensão inicial ou o sinal, e inicia o visor de tempo mesmo que a tensão inicial ou o sinal permaneça.

Diagrama de tiempos temporizador a la desconexión tipo 1

  • O temporizador inicia o ciclo assim que recebe a tensão inicial ou o sinal e começa a contar o tempo no momento em que desaparece.

Diagrama de tiempos temporizador a la desconexión tipo 2

Outra característica e muito importante, para não dizer crucial, é a faixa de temporizador pode operar, existem faixas fixas, nas quais, cada modelo é calibrado por uma determinada faixa de tempo, e não pode ser alterado, para alterar o intervalo que você tem que proceder para substituí-los, ou as multi-regras, esse tipo de temporizador permite ser usado em uma gama muito ampla de vezes , a linha do tempo é muitas vezes alterada por um seletor.

Temporizador H3BA-8

Também podemos determinar o tipo de configuração do temporizador, podendo ser por configuração analógica, que são equipadas com um botão rotativo (discagem) para ajustar o tempo de trabalho, ou digital, no qual o ajuste é feito por indicação digital.

Há um grupo cada vez mais importante de temporizadores com a capacidade de ser configurado para se adaptar a vários modos de operação, esse tipo de temporizador sofisticado são os chamados "multimodo", que quase sempre são também multi-rápidos, de modo que usando um único tipo de temporizador podemos adaptá-lo à maioria das formas de trabalho que normalmente precisamos.

No link a seguir você pode baixar os recursos de um desses temporizadores sofisticados:

48x48 plugável 230Vac multi-drift e temporizador multimodo

Ignoramos o tipo de contatos de saída dos relés do temporizador, existem configurações simples com um único contato aberto, como temporizadores com múltiplas saídas, como o mostrado no link a seguir que é um temporizador com 2 saídas com contatos comutados, um direto e um cronometrado, um dos contatos é usado como um contato de um relé normal e o outro como um contato de um temporizador normal.

Temporizador multi-velocidade 48x48 plugável 230Vac (na conexão)

Você pode expandir informações e coletar uma ampla gama de temporizadores emADAJUSA

Produtos relacionados